Nosso amor pela produção de laticínios remete a julho de 1964. Naquele ano, inaugurávamos a primeira usina de pasteurização de leite no nosso estado. São quase sessenta anos de histórias, experiências e conhecimentos vividos, os quais seguiremos de forma sucinta nas linhas a seguir: 

1959 – Nossa história como indústria começou neste ano. Fomos constituídos sob a forma de Cooperativa, resultado da união dos esforços de 120 maranguapenses, com o objetivo de proporcionar ao produtor rural do município de Maranguape uma melhor estrutura econômica e social. Na época, trabalhávamos com o beneficiamento de algodão, além de atuarmos como uma cooperativa avícola e de crédito. 


1964 – Aqui começa, de fato, a nossa história com o setor lácteo. Inauguramos, de forma pioneira no Ceará e no conjunto de estados que vai do Paraíba ao Amazonas, a nossa usina de pasteurização, iniciando, assim, a produção de leite e manteiga para, com o passar dos anos, irmos acrescentando diversos outros produtos em nossa família.


1968 – Em meados de 1968, uma grave crise econômica se abateu sobre o negócio. E, com o objetivo de dar continuidade ao nosso compromisso de promover o produtor rural maranguapense, iniciou-se um período de intervenção (termo comumente praticado na constituição de cooperativas quando se faz necessário promover a resolução de problemas internos de sustentabilidade administrativa da instituição), que durou até março de 1972.

 
1971 – Wilson Bastos Rodrigues foi nomeado interventor em janeiro de 1971. Após esse período e consequente recuperação econômica, tornou-se presidente, dando continuidade aos seus trabalhos e melhorias até a data do seu falecimento, em setembro de 2001.

 
Durante a sua gestão, incrementamos a nossa família de produtos e continuamos, até os dias atuais, exercendo o seu legado de trabalho e compromisso na produção dos melhores lácteos, sempre evidenciando a consolidação da nossa qualidade e tradição no mercado cearense.

 
2001 até hoje – Hoje, o nosso Conselho de Administração é presidido por Wilson Rodrigues Filho, sendo composto também por Abraham Lincoln Ferreira de Sousa, vice-presidente, e José Rômulo Cavalcanti Prata, secretário. 


Atualmente, produzimos e distribuímos leite pasteurizado integral, leite UHT integral e leite UHT desnatado, bebidas lácteas nos sabores morango, ameixa, salada de frutas e aveia e mel, requeijões nos sabores tradicional, light, ervas finas, cheddar e zero lactose, doces de leite nas versões tradicional e com ameixa e queijos de coalho nos formatos tradicional, light e zero lactose, além da nossa tradicional manteiga em Maranguape, Fortaleza, Região Metropolitana e em vários municípios do Ceará. 


No decorrer desta trajetória, vários nomes deram uma grande contribuição ao nosso legado, a exemplo de Salustiano Rodrigues Pinto, o primeiro presidente eleito, permanecendo no cargo até 11/05/1960, época em que renunciou. Em seguida, assumiram José do Nascimento, que permaneceu até 15/03/1962 e Antônio Botelho Câmara, que se manteve no cargo até 08/01/1971. 
Não é à toa que temos muito orgulho da nossa origem, da nossa história e de todos os aprendizados acumulados até aqui. Trabalhamos arduamente a fim de perpetuar o nosso compromisso de sustentabilidade e crescimento social da nossa região e colocamos amor em tudo que fazemos, nos emocionando em acompanhar os nossos consumidores através de gerações.
Desde 1964, leite é nossa vida!

Wilson Rodrigues nasceu em Maranguape, no Ceará. e dedicou trinta anos de sua vida à Cooperativa de Maranguape. Por seu amor ao trabalho, deixou como legado a produção dos melhores laticínios.

Nossa missão

Oferecer produtos saborosos e de qualidade, sendo reconhecido como símbolo de tradição e credibilidade.

Nossos valores

  • Comportamento Ético;
  • Preservação da Qualidade;
  • Compromisso com o cliente e colaborador;
  • Foco no resultado;
  • Mais soluções e menos desculpas;
  • Total abertura ao feedback;
  • Crescimento sustentável.

 

 

A Qualidade Continua.

Na plataforma de recepção, são praticados no leite natural, os exames de rotina, classificação, acidez, gordura, densidade, crioscopia e lactofiltração. Todo Leite Maranguape passa por um rígido controle de qualidade antes de ser saboreado pelo consumidor.

Possuindo equipamentos da mais avançada tecnologia, o sistema de pasteurização está condicionado a produzir 10.000 litros de leite por hora de excelente qualidade de consumo.

Em processo gravitacional, sem contato humano, o leite sai do tanque de estocagem e segue até as máquinas de empacotamento automático, desta maneira é conservada sua pureza e evitado qualquer risco de contaminação.